Plano de Trabalho Docente – FÍSICA – EJA – 2012


C.E.Dr. Felipe S. Bittencourt
Disciplina:Física
EJA– Ensino Médio
Professor:Adão Reinaldo Farias
Marialva– PR
2012


FUNDAMENTOSDA DISCIPLINA
Antigosregistros históricos já mostravam que os seres humanos sepreocupavam em entender e explicar o mundo no qual viviam. Ao longodo tempo, temos organizado muito desse entendimento e tentado, comele construir nosso mundo.
Umasociedade se caracteriza por uma visão de mundo que incluiconhecimento, hábitos e costumes, mitos e crenças. Também,caracteriza-se pelo modo de produção que determina as relaçõesentre os homens, suas condições de vida, em cuja base está otrabalho.
Aciência surge na tentativa de decifrar o universo físico, a qual édeterminada pela necessidade humana de resolver problemas práticos edemandas materiais em determinada época; logo é histórica econstitui visão de mundo.
Ciênciasignifica “conhecimento”. Ela resulta de um processo deobservação, estudo e tentativa de explicar o ambiente em quevivemos. Ciência é criatividade, é aprender a fazer. Por isso,explicar e fazer ciência tem que ser por meio de muitas atividades.
AFísica pode ser considerada a base de todas as outras ciências e datecnologia, pois estuda os componentes básicos de um determinadofenômeno e as leis que governam suas interações. Através daFísica, dentro de uma perspectiva histórico crítica, podemosformar sujeitos por meio de conteúdos que o levem a compreensão douniverso, sua evolução, suas transformações e as interações quenele se apresenta.
OBJETIVOGERAL
AFísica é uma ciência que tem como objeto de estudo o Universo, suaevolução e as interações que nele se apresentam. Por algumarazão, os fenômenos da natureza obedecem equações matemáticas,possibilitando elaborar modelos para compreender os fenômenos danatureza.
Compreendera importância da cultura produzida pelos homens, é importante paraentender a relevância histórica dessa produção dentro da históriada humanidade.
Visualizara elegância das teorias físicas, a emoção dos debates em tornodas ideias científicas, a grandeza dos princípios físicos, desafiaa todos nós, professores e estudantes, de compartilharmos, ainda comum pouco de Matemática, os conceitos e a evolução da Física,presentes desde que o homem, por necessidade ou curiosidade, passou ase preocupar com o estudo dos fenômenos naturais. (MENEZES, 2005).
OBJETIVOSESPECÍFICOS
Oestudo dos movimentos, a mecânica de Newton, é importante por estarfortemente ligado às questões externas ao meio científico como,por exemplo, as guerras, o comércio, os mitos e a religião. Tambémpermite compreender fenômenos ligados ao cotidiano, como caminhar, omovimento de projéteis e dos automóveis, o equilíbrio de corpos emum meio fluído, o movimento dos planetas em torno do Sol e o da Luaem torno da Terra. Ressalte-se, ainda, a importância de algumasentidades físicas, aplicadas a partículas como as ondas, porexemplo, o momentum e a energia, cuja compreensão é importante paraestudos que vão desde a colisão de duas bolas de gude até acompreensão de processos que envolvem a moderna cosmologia.
NaHistória, encontramos outra grande síntese, hoje chamada Leis daTermodinâmica. Seus estudos se baseiam nos conceitos de temperatura,calor, entropia e nas relações entre calor e trabalho mecânico.Através dos estudos da termodinâmica, foi possível entender omundo microscópico da matéria. Entender os processos em que ocorremtrocas de calor, tão presentes no cotidiano, e seus principaisconceitos, torna-se fundamental para que a Física seja vista comouma Ciência em construção e, também, para se compreender ouniverso.
Tambémsão objetos de estudo da Física os fenômenos em que a cargaelétrica se apresenta. O eletromagnetismo, seu conhecimento e suaaplicação não estão ligados apenas à compreensão da natureza,mas também às inúmeras inovações tecnológicas surgidas noúltimo século, a partir dos trabalhos de Maxwell, cujas equaçõeslevam às quatro Leis do Eletromagnetismo clássico.
Assim,os três conteúdos – Movimento, Termodinâmica e Eletromagnetismo– são estruturantes porque indicam desdobramentos em conteúdosespecíficos que permitem trabalhar o objeto de estudo da Física daforma mais abrangente possível.
CONTEÚDOSESTRUTURANTES:
Movimentos,Termodinâmica e Eletromagnetismo.
CONTEÚDOSBÁSICOS:
Momentume Inércia
Conservaçãoda Quantidade de Movimento(momentum)
Variaçãoda Quantidade de Movimento(Impulso)
2aLei de Newton
3aLei de Newton e Condições de Equilíbrio
Gravitação
Energia,Princípio da Conservação da Energia, Trabalho e Potência
LeiZero da Termodinâmica, 1a e 2a Leis daTermodinâmica
CargaElétrica, Corrente Elétrica, Campo e Ondas Eletromagnéticas
ForçaEletromagnética
Equaçõesde Maxwell (Lei de Gauss para Eletrostática, Lei de Coulomb, Lei deAmpère, Lei de Gauss Magnética e Lei de Faraday)
ANatureza da Luz e suas Propriedades
CONTEÚDOSESPECÍFICOS:
INTRODUÇÃOÀ FÍSICA
Campode estudo e atuação da Física
Históriada física
AFísica contemporânea e suas aplicações tecnológicas
MECÂNICA
Movimentosretilíneos
Movimentoscurvilíneos
Movimentocircular uniforme
Quedalivre
OsPrincípios da Mecânica (Leis de Newton)
Energia,Trabalho e Potência
Impulsoe quantidade de movimento
GravitaçãoUniversal
Hidrostática
FÍSICATÉRMICA
Fenômenostérmicos
Ocalor e a temperatura
Ofenômeno da dilatação nos sólidos, líquidos e gases
Asmudanças de estado físico da matéria
Trocase transmissão do calor
Comportamentotérmico dos gases
Leisda Termodinâmica
ONDULATÓRIA
Fenômenosondulatórios
Ondasmecânicas e eletromagnéticas
Naturezaondulatória e quântica da luz
ÓPTICA
Fenômenosluminosos
Princípiosda Óptica Geométrica
Aplicaçõesdo fenômeno da reflexão e reflação da luz
Lentese instrumentos ópticos de observação
Espelhos
Aóptica e o olho humano
ELETRICIDADEE MAGNETISMO
Fenômenoselétricos e magnéticos
Aspectosestáticos e dinâmicos da eletricidade
ALei de Coulomb
Campoelétrico e potencial elétrico
Correnteelétrica
Geradorese circuitos elétricos
Campomagnético
Induçãomagnética
Equaçõesde Maxwell
ENERGIA
Energiae suas transformações
Fontese tipos de energia
Energia,meio ambiente e os potenciais energéticos do Brasil
Aenergia elétrica nas residências
PROPOSTADE AVALIAÇÃO
Aavaliação deverá levar em conta os pressupostos teóricos adotadosnas Diretrizes Curriculares. Ao considerar importantes os aspectoshistóricos, conceituais e culturais, a evolução das ideias emFísica e a não-neutralidade da ciência, a avaliação se verificapelo progresso do estudante quanto a esses aspectos. Avaliar éconsiderar a apropriação dos objetos da Física pelos estudantes.
Aavaliação terá um caráter diversificado e verificará aspectoscomo:
-a compreensão dos conceitos físicos;
-a capacidade de análise de um texto, seja ele literário oucientífico, para uma opinião que leve em conta o conteúdo físico;
-a capacidade de elaborar um relatório sobre um experimento ouqualquer outro evento que envolva a Física.
Noentanto, a avaliação não poderá ser usada para classificar osalunos com uma nota, com o objetivo de testar o aluno ou mesmopuni-lo, mas sim de auxiliá-lo na aprendizagem. Ou seja, trata-se detomá-la como instrumento para intervir no processo de aprendizagemdo estudante, cuja finalidade e sempre seu crescimento.
1.ªavaliação – carga horária: 32 h/a
Introduçãoà Física
Históriada Física
AFísica contemporânea e suas aplicações tecnológicas
Movimentosretilíneos
Movimentoscurvilíneos
Movimentocircular uniforme
Quedalivre
2.ªavaliação – carga horária: 64 h/a
OsPrincípios da Mecânica (Leis de Newton)
Energia,Trabalho e Potência
Impulsoe quantidade de movimento
GravitaçãoUniversal
Hidrostática
3.ªavaliação – carga horária: 96 h/a
Fenômenostérmicos
Ocalor e a temperatura
Ofenômeno da dilatação nos sólidos líquidos e gases
Asmudanças de estado físico da matéria
Trocase transmissão de calor
Comportamentotérmico dos gases
Leisda Termodinâmica
Fenômenosondulatórios
Ondasmecânicas e eletromagnéticas
Naturezaondulatória e quântica da luz
Fenômenosluminosos
Princípiosda Óptica Geométrica
Aplicaçõesdo fenômeno da reflexão e refração da luz
Lentese instrumentos ópticos de observação
Espelhos
Aóptica e o olho humano
4.ªavaliação – carga horária 128h/a
Fenômenoselétricos e magnéticos
Aspectosestáticos e dinâmicos da eletricidade
ALei de Coulomb
Campoelétrico e potencial elétrico
Correnteelétrica
Geradorese circuitos elétricos
Campomagnético
Induçãomagnética
Equaçõesde Maxwell
Energiae suas transformações
Fontese tipos de energia
Energia,meio ambiente e os potenciais energéticos do Brasil
Aenergia elétrica nas residências
Notas
Atividadesrealizadas, lista de exercícios: valor 2,0 ponto
Trabalhorealizado: valor 2,0 ponto
Provade verificação: valor 6,0 pontos
Provade reavaliação: valor 6,0 pontos (recuperação paralela)
Trabalhode reavaliação: valor 4,0 pontos (recuperação paralela)
METODOLOGIA
Éimportante que no processo pedagógico, na disciplina de Física,parta do conhecimento prévio dos estudantes, pois, o estudanteadquire a concepção espontânea no dia a dia, na interação com osdiversos objetos no seu espaço de convivência, os quais, na escola,fazem-se presentes ao iniciar o processo de ensino-aprendizagem. Porsua vez, a concepção científica envolve um saber socialmenteconstruído e sistematizado, que requer metodologias específicaspara ser transmitido no ambiente escolar. A escola é, porexcelência, o lugar onde se lida com o conhecimento científicohistoricamente produzido. A composição de uma sala de aula misturapessoas com diferentes costumes, tradições, preconceitos e ideiasque dependem também dessa origem, o que torna impossível moldá-lascomo se fossem iguais. Num determinado conteúdo, o professor teráque considerar o que eles conhecem. Talvez será o ponto de partidapara o início de uma aprendizagem que agregue significados paraprofessor e estudantes. É imprescindível que o professor cumpra suafunção de uma espécie de “informante científico”, para iralém do limite da informação e atingir a fronteira da formação,através de uma mediação não-aleatória, mas identificada peloconhecimento físico, num processo organizado e sistematizado peloprofessor.
Nodesenvolvimento dos conteúdos será abordado a importância daFísica no mundo, com relevância aos aspectos históricos, oconhecimento enquanto construção humana e a constante evolução dopensamento científico, assim como, as relações das descobertascientíficas com as aplicações tecnológicas na contemporaneidade.
Ouso da experimentação é viável e necessário no espaço e tempoda EJA mesmo que seja por meio de demonstração feita peloprofessor, ou da utilização de materiais alternativos e de baixocusto, na construção e demonstração dos experimentos.
Aestratégia de brinquedos e jogos no ensino de Física seráutilizado para que o educando possa ser instigado a pesquisar epropor soluções.
Asaulas serão expositivas e práticas partindo do conhecimento préviodos alunos, utilizando textos do livro didático público, livrospedagógicos, apostilas da EJA, textos científicos, bem comsituações vividas na prática e relacionando com o conteúdocientífico sistematizado.
Serãoutilizados o laboratório de ciências para aulas práticas e olaboratório de informática para pesquisa em blogs e sites quetenham como conteúdo a Física e outras ciências e o Blog do Prof.Adão Reinaldo Farias (Física e Química no Cotidiano).
NaTV pendrive será exibido vídeos e aulas do Novo Telecurso paraauxiliar na compreensão dos conceitos físicos.
REFERÊNCIAS
PARANÁ,Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares darede pública de educação básica do Estado do Paraná: Física.Curitiba: SEED/DEM, 2009.
GONÇALVESFILHO, Aurelio. Física e Realidade: ensino médio física –Aurelio Gonçalves Filho, Carlos Toscano. -1. ed. – São Paulo:Scipione,2010. – (Coleção Física e realidade)
About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s