Elementos Químicos presentes no Corpo Humano (Fórmula do Corpo Humano)

Na atualidade, sabe-se que os elementos químicos são distribuídos em nosso corpo nas seguintes porcentagens:
Oxigênio (O) – 65% – constituinte da água e das moléculas orgânicas (que contem carbono e hidrogênio, produzidos por um sistema vivo). E necessário para a respiração celular, que produz trifosfato de adenosina (ATP), uma substancia química muito rica em energia.
Carbono (C) – 18,5% - encontrado em toda a molécula orgânica.
Hidrogênio (H) – 9,5% - constituição da água, de todos os alimentos e da maior parte das moléculas orgânicas.
Nitrogênio (N) – 3,2% – componente de todas as proteínas e ácidos nucleicos: O acido desoxirribonucleico (DNA) e o acido ribonucleico (RNA).
Cálcio (Ca) – 1,5% – contribui para a rigidez de ossos e dentes; necessário para muitos processos corporais, por exemplo, coagulação sanguínea e contração muscular. Ele fica na membrana e “decide” o que entra nos ossos e o que sai deles. Encontrado no queijo, leite, iogurte, vegetais verdes folhosos e peixe.
Fósforo (P) – 1,0% – é o guardião dos genes e forma a proteína que estoca energia no corpo. Componente de muitas proteínas, ácidos nucleicos e trifosfato de adenosina (ATP), necessário para a estrutura normal de ossos, dentes e produção de energia. Encontrado em laticínios, peixes, carnes vermelhas e cereais integrais.
Potássio (K) – 0,4% – Na forma de cátion (K+) mais abundante dentro das células; importante na condução de impulsos nervosos e na contração muscular. Sua falta ou excesso pode fazer o coração parar. Encontrado nas frutas e vegetais frescos, especialmente banana, couve, batata e pão integral.
Enxofre (S) – 0,3% - elimina metais pesados, como mercúrio ou chumbo, altamente prejudiciais ao organismo. Componente de muitas proteínas.
Cloro (Cl) – 0,2% – o do contra. Neutraliza as cargas positivas dos fluidos, que sempre devem ser neutros. É o ânion mais abundante (partícula negativamente carregada, Cl–) fora das células.
Sódio (Na) – 0,2% – é o controlador das águas mantendo o volume do sangue em circulação no organismo. Na forma de cátion (Na+) mais abundante fora das células; essencial no sangue para manter o equilíbrio de água; necessário para a condução de impulsos nervosos e contração muscular. Encontrado em carnes, peixes, leguminosas (lentilha), cereais integrais e vegetais.
Iodo (I) – 0,1% - controla o fluxo de energia do corpo, ligando-se aos hormônios produzidos pela tireoide.
Ferro (Fe) – 0,1% – Na forma de cátions (Fe+2 e Fe+3) são componentes da hemoglobina (proteína carregadora do oxigênio do sangue) e de algumas enzimas necessárias para a produção de ATP, capta oxigênio dos pulmões e carrega para o restante do corpo, através do sangue. Encontrado em carnes, aves, músculos e leguminosas (feijão).
Magnésio (Mg) – 0,1% – sem ele o ATP não poderia guardar energia na célula. Necessário para muitas enzimas funcionarem apropriadamente. Atua na formação de anticorpos e alivio do estresse. Encontrado nos cereais integrais, soja, legumes e frutas (maca e limão).
Zinco (Zn) – 0,0025% – ele contribui para que o gás carbônico fique no estado liquido, não permitindo a entrada de gás no sangue, o que seria fatal. Responsável também pela cicatrização e atividade das enzimas.
Cobalto (Co) – 0,0004% - componente da vitamina B 12, uma das formadoras das células vermelhas do sangue.
Cobre (Cu) – 0,0003% – não deixa você derreter, pois regula a liberação de energia, produzida pelo nosso organismo. Produção de melanina e formação de glóbulos vermelhos do sangue. Encontrado no fígado, cereais integrais, legumes e frutas (pera).
Manganês (Mn) – 0,0001% – auxilia no crescimento e “ajuda” o selênio a expulsar os radicais livres (que promovem o envelhecimento).
Molibdênio (Mo) – 0,00002% – cria a boa gordura e auxilia na eliminação de radicais livres.
Flúor (F) – 0, 00001% – dá boas mordidas, pois protege os dentes. Encontrado na água, frutos do mar, peixes e chá.
Cromo (Cr) – 0,000003% – “ajuda” a insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, que metaboliza o açúcar no corpo.
Selênio (Se) – inferior a 0,000003%, faz parte das enzimas destruidoras de radicais livres.
Alumínio (Al), Boro (B), Estanho (Sn), Silício (Si) e Vanádio (V) – São elementos traços em menor concentração. (Não encontrada a utilidade no corpo humano).
FONTE:
About these ads

18 Respostas para “Elementos Químicos presentes no Corpo Humano (Fórmula do Corpo Humano)

  1. PARABENIZO A ESSE SITE , MAS NA VEDADE ISSO QUEBRA TODA A LINHA DE PENSAMENTO QUE O HOMEM VEIO DO MACACO , POIS O HOMEM VEIO DO PÓ DA TERRA , CRIADO POR DEUS , A TERRA TEM TODOS ESSE COMPONENTES E AQUI VERMOS A GRANDEZA DE DEUS E UMA COISA QUE EXISTE A MILHOES DE ANO , LEIAM A BIBLIA POIS MUITAS COISAS QUE O HOMEN ACHA QUE É INVENTOR OU DESCOBRIU JA ESTAVA NA BIBLIA TEMPOS. QUER UM EXEMPLO: NA BIBLIA DIZ QUE NOS ULTIMOS TEMPO A CIENCIA IRIA SE MULTIPLICAR, ESTAMOS VIVENDO ESSES DIAS , ONDE O HOMEN SE ACHA SE DEUS, QUERENDO RECRIAR O PROPRIO HOMEN, VERMOS TAMBEM TECNOLOGIA , NOS CELUARES, TVS, ETC. ESSA CIENCIA JA ESTAVA PRESCRITA A ANOS , DEUS JA TINHA PREVISTO. ABÇ FIQUEM COM DEUS ( MAXWEL-OLIVEIRA2@HOTMAIL.COM )

  2. ótimo estudo que consegui mostrar como nos somos po e sinsa tudo isso cabe dentro de 1 caixa de fosforo mas pensamos que somos muita coisa quem realmente e muita coisa e o nosso DEUS fez tudo isso sermos nos pense nisso

  3. Muito boa a materia.Vejo que a cada dia que passa a teoria de Darwin não passa de uma teoria mesmo.Acho que definitivamente a ciência descobriu DEUS.Quanto aquela ideia de que o homem descende do macaco,bem,eu e minha família fomos criados por DEUS,mas acho que alguns vieram do macaco mesmo.

  4. Por que a nossa matriz é a base de carbono e não de silício ou hidrogênio? Se fossemos homens de silício qual efeito da água nessa constituição?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s